Nem todos gostam de carnaval. Os evangélicos optam nesta época pelos retiros espirituais.
Segundo informações, em torno de 67,9 milhões de pessoas pretendem tomar as ruas do Brasil, nesses dias - alguns já estão fazendo isto há dias - a fim de participar da festa considerada - ainda - a mais popular do Brasil, o canaval.
Mas nem todos preferem optar por essa forma de entretenimento que registra altos índices de violência, todo ano, segundo estatísticas. A preferência de alguns, na contramão da filosofia carnavalesca, tem sido os chamados retiros espirituais, realizados por instituições religiosas, especialmente cristãs.
Em Castanheira, entre os que participam de eventos voltados para o fortalecimento da espiritualidade estão membros das Igrejas Batista, Presbiteriana Renovada e Presbiteriana do Brasil, em retiros que acontecem no município e além dele.
Batistas
A PIB de Castanheira, pastoreada por Edson Marcos, marca presença, a partir deste sábado, 10, na Fazenda Gata Manhosa, de Nelson Vargens, onde uma série de atividades serão desenvolvidas até a tarde do dia 13. O destaque principal é o ciclo de palestras “Resgatado para Resgatar”, com vários palestrantes, entre eles, além do pastor da Igreja, o pastor José Carlos Araújo Oliveira, da Igreja Batista de Juína.
Juvenal Brito de Miranda, da equipe de coordenação, juntamente com Jullya Vanessa de Miranda, destaca o empenho da família hospedeira, em melhorar o local, a cada ano, para os retiros e a participação, na edição deste ano, de um grande time de preletores.
“Além dos pastores Edson e José Carlos, compartilharão enfoques relacionados ao tema Nilcinda Marcos, Fernanda Miranda, Aldo Ferreira e Dieniffer Jaqueline da Silva Marcos”, diz, lembrando que o projeto inclui várias outras atividades, inclusive recreativas, visando o fortalecimento da comunhão dos mais de 40 participantes previstos.
IPR
Os castanheirenses da igreja Presbiteriana Renovada de Castanheira que gostam de Retiros participam em Juína, desde ontem, sexta, 09, de evento num ambiente rural, com integrantes da 1ª IPR local, marcado por preleções com vários temas relevantes para os dias atuais e atividades adicionais, visando o enlevo espiritual dos participantes.
Segundo o pastor Caubi de Araújo os temas são “Profundidade com Deus” e “Praticar a Palavra”, ministrados por ele; “Identidade e Paternidade” (Genésio); “Arrependimento” (Lisie); “Conhecendo a si mesmo” (Lucenir e Danilo); “Amadurecimento Espiritual” (Pastor Nivaldo); “Levar a Palavra” (Washinton), numa série que começou com “Iniciando a Caminhada”, na sexta, com Marcos e Shera.
IPB
A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) Castanheira e sua Congregação do Vale do Seringal, tem um grupo, especialmente de jovens e adolescentes, participando em Juruena, de Acampamento do Presbitério Noroeste Matogrossense, PNMT, concílio formado por um conjunto de Igrejas, que tem como um dos destaques uma Noite de Missões.
Segundo a programação, as delegações das igrejas participantes farão uma apresentação representando vários países onde a Igreja Presbiteriana do Brasil, através de sua Agência Missionária, tem frentes de trabalho.
Pelo que foi definido pela coordenação, Castanheira representará o Oriente Médio; Porto dos Gaúchos a Romênia; Japuranã, a Espanha; Aripuanã, o Japão; Tabaporã, o Senegal; Colniza, a Alemanha. Juara, o Peru; Juína, a Itália; Cotriguaçu, o Uruguai; Nova Bandeirantes, a Inglaterra e Juruena Guiné Bissau.
Outros grupos cristãos também realizam eventos similares neste período do ano. A visão não é “fugir do carnaval”, mas fortalecer a fé e a comunhão. Muitas igrejas locais, que não realizam retiros e acampamentos, reforçam temas relacionados a espiritualidade em espaços como suas escolas dominicais e cultos.