Fazer faxina é ótimo para a saúde

RESUMO DA NOTÍCIA

Estudos comprovam a eficácia na saúde das pessoas de algumas atividades que muitos não gostam de fazer. Faxina é uma delas.
Quando alguém, semana passada, publicou um post nas redes sociais, sobre os benefícios para a saúde dos movimentos diários de quem realiza faxina em casa, uma leitora castanheirense, em tom de brincadeira, observou: “É fake”.

Quem se animou com a informação foi nosso editor, pastor e jornalista Vivaldo S. Melo, que desde o começo do ano, para conseguir ajustar o orçamento, assumiu o comando das lidas diárias, em casa. 

“A filha, resolveu trabalhar, visando um fundo para fazer Faculdade em 2022, a esposa assumiu a Secretaria de Educação, então resolvi relembrar os tempos de adolescência e mocidade, quando fazíamos isto em casa”, destaca Vivaldo.

Na verdade, cuidar de casa comprovadamente é benéfico, a começar pela perda de peso. 

O professor Harvey Simon, da Faculdade de Medicina de Harvard, diz que coisas como lavar o carro ou fazer faxina, paralelamente a uma alimentação balanceada, podem trazer benefícios imensos à saúde.

John Buckley, fisiologista e professor de Educação Física da Universidade Chester, diz que o nível de atividade física das pessoas que viviam nos anos 1950 (quando a tecnologia não era a base de tudo) equivalia a uma caminhada de oito quilômetros por dia.

A queima de caloria, segundo estudos, varia de uma pessoa para outra, mas, para simplificar, quanto mais você se empenhar numa faxina, por exemplo, mais calorias vai queimar. A seguir, confira o efeito de alguns exercícios na queima de calorias. Quem sabe, como nosso editor, você se anima a fazer algumas das lidas diárias em casa.

Exercícios e calorias

Cuidar das plantas: 369

Aparar grama: 324

Lavar o carro: 306

Passar o rodo: 270

Fazer faxina: 198

Cozinhar: 180

Fazer compras: 162

Passar roupa: 153

Lavar louça: 153