Como já era esperado, o prefeito de Castanheira, Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, com base em decreto do Governo de Mato Grosso que revogou a obrigatoriedade do uso de máscaras, tornou facultativo seu uso no município.
Segundo Juninho, a decisão levou em conta a estabilidade de casos ativos de Covid 19 no município e os índices satisfatórios da campanha de vacinação em seus limites.
A partir de agora o uso de máscaras de proteção individual no território do município de Castanheira passa a ser facultativo, tanto em local aberto, quanto em local fechado.
Contudo, permanece sua obrigatoriedade para as pessoas que apresentarem sintomas ou forem diagnosticas com a doença.
Segundo dados divulgados por órgãos de imprensa, mais de 75% da população de Mato Grosso já recebeu a primeira dose dos imunizantes contra a Covid e em torno de 64% já tomaram a segunda dose.
Antes da decisão do governo, diversos municípios do interior já haviam tomado a decisão de revogar o uso de máscaras de proteção individual. Após a decisão de Mauro Mendes, a medida começou a ser anunciada nos municípios da região noroeste. Em Juína, por exemplo, desde ontem o uso é facultativo.