A realidade da Covid em Castanheira: uma leitura geral e Boletim atualizado

RESUMO DA NOTÍCIA

Índices da Covid oscilam em Castanheira. Avanço em Juína preocupa. Daí, a recomendação de sempre: é preciso continuar levando a sério os cuidados recomendados.
Embora o desejo geral seja de que os índices do avanço da COVID 19 no município de Castanheira sejam zerados – muitos até registraram que isto ia acontecer na última semana – os números oscilaram, nos últimos dias entre os dígitos 01 a 06 de casos ativos. 

Boletim desta segunda feira, 05, acusa 07 casos ativos e 7 casos em monitoramento,  mas é provável que amanhã este número recue, pois alguns pacientes já estão completando o ciclo do tratamento.

A leitura que se faz é que a população vai ter que aprender  a conviver com a doença. Daí a recomendação da pasta dirigida por Ivania Tigre ser a mesma: é preciso levar a sério os cuidados recomendados. 

Segundo fonte da Secretaria, não existe nenhum caso de internação no setor COVID do Pronto Atendimento no momento. Os poucos casos estão sendo tratados em casa. 

Volta à normalidade

Embora haja um certo otimismo sobre os resultados alcançados pela imunização, especialistas lembram que acabar com a pandemia e retornar ao que conhecemos como normalidade está longe.

Eles alertam que viajar sem restrições, não usar máscaras e participar de eventos em massa são algumas das atividades que vão demorar para retornar, pelo menos se depender das autoridades de saúde. “Isto pode levar meses ou até anos”, alertam 

Para falar de um “novo normal”, segundo especialistas, será necessário vacinar uma grande parte da população. No Brasil os índices não alcançaram 45% com o esquema vacinal completo

Preocupação

Uma das preocupações de momento tem relação com o aumento de casos nos últimos dias em Juina, inclusive com alto índice de ocupação de leitos reservados aos pacientes com Covid. 

Como o trânsito de pessoas entre os dois municípios é intenso e permanente, o reforço sobre cuidados se faz necessário.

Mais Dia “D”

A campanha de imunização no município de Castanheira, além da rotina embasada no programa nacional, alcançando as várias faixas etárias pelo critério decrescente, prevê a inserção de atividades extras.

Segundo a Secretaria, dois Dias “D” já estão programados para os próximos dias. O primeiro, na próxima quinta, dia 07, na comunidade do Novo Horizonte. E a seguinte, no Vale do Seringal, no próximo dia 13.