Nas comunidades rurais é muito comum a desativação de escolas, por conta de realidades como o êxodo de famílias, novas logísticas e readequações de espaços pelas pastas municipais da educação, entre outras.
Em Castanheira, quem circula pelas várias linhas existentes no município percebe que muitos prédios de escolas desativadas foram abandonados com o passar dos anos.
Se depender do vereador Lourival Alves da Rocha, presidente da Câmara em exercício, contudo, pelo menos o prédio da antiga Escola Municipal Raquel de Queiroz poderá ser reutilizado.
Em recente indicação na Câmara Municipal, aprovada por unanimidade, Lourival solicita ao executivo a cessão de suas instalações para a comunidade onde a antiga escola se insere, a Santa Eliza, no Vale do Seringal.
O objetivo seria oferecer aos moradores uma opção para a a realização de atividades sociais. “Essa doação não causará prejuízo ao executivo”, destaca.
Lembra em sua indicação que as crianças da região já são transportadas para escolas ativas na região dos assentamentos. Além do mais, o prédio, em precárias condições depois de desativado, poderá ser restaurado pela própria comunidade interessada em seu uso.