Confirmado: Cuiabá será o caçula da Série A do Campeonato Brasileiro

RESUMO DA NOTÍCIA

Antes de entrar na Arena Pantanal na noite deste sábado, para o jogo contra o Sampaio Correia, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Cuiabá foi confirmado na série A, beneficiado pelo empate do CSA com o Brasil de Pelotas.
O Cuiabá nem precisou esperar a partida da noite desta sexta-feira, 22, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, para confirmar sua presença na elite do futebol nacional em 2021, disputando a Série A, que começa no meio do ano, 35 anos depois da última participação de umrepresentante do Estado, o Operário de Várzea Grande, em 1986.

Isto porque o CSA, pouco antes, empatou em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas. O time alagoano com isto chegou aos 57 pontos e não pode alcançar o Cuiabá, na última rodada, que acontece na próxima sexta feira. O “dourado” já estava com 61 pontos, em terceiro lugar, antes de entrar em campo, na Arena Pantanal, para o jogo contra o Sampaio Correia. 

Antes da rodada, projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, já dava ao time mato-grossense 97,6% de chances de se manter no G-4, que garante o acesso. Chapecoense, com 70 e America com 69, já estavam classificados. 

Com isto a luta agora fica por uma última vaga entre o CSA e o Juventude. A equipe gaúcha tem 58 pontos e joga por uma simples vitória na última rodada para ser o último classificado, isto se o time alagoano não tropeçar em seu último compromisso. Ambos jogam fora: o Juventude com o Guarani, em Campinas, e o CSA com o Náutico, no Recife.  

Um pouco da história

O caçula da série A da edição de 2021 do Campeonato Brasileiro foi fundado em 2001, pelo ex-jogador Gaúcho, tendo uma trajetória rápida de sucesso e deixou para trás equipes de peso do Estado, como Mixto e Dom Bosco. Nesse seu curto período de existência, já ganhou nove vezes o campeonato Mato-Grossense.

Em 2003, disputou pela primeira vez o Brasileiro, pela Série C, e, em 2004, estreou na Copa do Brasil. Seu maior feito até agora tinha sido a conquista da Copa Verde, em 2015, em decisão com o Remo, o que permitiu seu ingresso na Copa Sul-Americana de 2016.

Na sua primeira competição internacional, acabou eliminado pela Chapecoense. O Cuiabá foi vice-campeão da Série C em 2018. No ano seguinte, venceu de novo a Copa Verde, o que o levou à Copa do Brasil de 2020, na qual passou pelo Botafogo nas oitavas de final.