Às 19h30 desta quinta feira, no espaço de convivência da IPC (antiga Nova Canaã), no bairro Bosque da Saúde, acontece o lançamento do documentário “Castanheira Vista de Cima”.
Ao longo de dois meses o jornalista e pastor Vivaldo S. Melo, dos Sites Castanheira News e Innovare News, este a ser relançado nos próximos dias, com um viés cristão, e Ailton Arvani, estiveram trabalhando no projeto, que destaca desde o período anterior ao surgimento de Castanheira, quando aviões cruzaram a região com destino a Aripuanã, único ponto habitável da Amazônia mato-grossense, até os dias de hoje.
Em blocos, mas sem intervalos, o trabalho, com filmagem em drone, com narrativa do conceituado locutor Edgard Martins, de Bauru, SP, apresenta capítulos sobre história, economia, religiosidade, turismo e conclui fazendo um tour sobre os locais mais conhecidos da cidade, como a Praça 04 de Julho, a Prefeitura Municipal, Câmara, entre outros.
No capítulo de economia, algumas propriedades rurais, parceiras do projeto, são mostradas sob a ótica de potencialidades específicas como a produção de carne de qualidade, genética de peso e até sob uma ótica ainda não explorada no município, que é o turismo.
“Foi uma experiencia diferente e cremos que o resultado será um material valioso para a atual e futuras gerações”, destaca Ailton Arvani, que fez 95% das filmagens. João Paulo Morini, de Juína, colabora com as imagens de Fontanillas.
Parceiros
Atuaram como parceiros da produção a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Fazendas Coroados, Cristo Rei e Toca do Lobo, Sicredi, Sicoob, Sansão Nutrição Animal, Lacticínios Casterleite, Agropecuária Castanheira e Comercial Santos, apoiadores Dr. Teilon Augusto, prof. Rosenir Monteiro Melo, Zilda Stangherlin e Marcelo Rezzieri e consultor prof. Lourival Alves da Rocha.
Revista
Ainda com foco em Castanheira, o Castanheira News, através de seu editor, Vivaldo S. Melo, está editando e produzindo, a título de colaboração, uma revista especial em alusão aos 35 anos do município. A edição, da Prefeitura Municipal, deve circular a partir do dia 30 de junho.