Segunda doença com mais óbitos no mundo, o câncer mobiliza instituições de luta em Castanheira.
Esta segunda feira tem uma dia especial na agenda da saúde: é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, criado através de Portaria do Ministério da Saúde de 1988, tendo como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença, principalmente a prevenção.
Em Castanheira duas correntes de solidariedade se destacam sobre o tema. São dois grupos que se alternam, com leilões anuais, voltados para arrecadar fundos para duas instituições, o Hospital do Câncer de Barretos (Hospital do Amor) e o Hospital do Câncer de Cuiabá.
O método usado, num município que tem base econômica na pecuária, tem sido os leilões, também com histórico de realização do grupo Caiado Fraga, conhecido por sua genética de peso, com história de mais de 100 anos na pecuária. No entorno de todas as iniciativas, outras instituições somam esforços, entre elas a Loja Maçônica Monte Moriá.
A doença
Câncer é um termo genérico usado para definir uma série de doenças que possuem diferentes abordagens preventivas, diagnósticas e terapêuticas. Sua incidência tem aumentado de forma preocupante nas últimas décadas, trazendo forte impacto sócio econômico no desenvolvimento de vários países.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a segunda causa de morte no mundo.