Diante do cenário favorável na área sanitária, com os baixos índices da COVID 19, depois de dois anos de suspensão um dos eventos mais tradicionais da cultura castanheirense deve voltar. Uma reunião preliminar foi realizada nesta quarta-feira, com representantes dos setores envolvidos no projeto, que mobilizava, antes de 2020, milhares de pessoas, anualmente, durante uma semana, no Parque de Exposições da cidade.
É isto! O Torneio Leiteiro, em sua décima oitava edição, deve voltar, em junho. As inscrições, segundo Nicoli Pereira, Secretaria de Agricultura, serão feitas a partir da próxima segunda feira, 14, no próprio órgão gestor, na Rua Mato Grosso, esquina com a Av. 04 de Julho, no centro da cidade. Se estenderão até o dia 22 de abril.
Para os interessados, especialmente os proprietários de matrizes, os primeiros detalhes já estão ajustados, a começar pelo Regulamento, que pode ser conferido no site da Prefeitura Municipal de Castanheira, bastando usar o link: https://www.castanheira.mt.gov.br/noticia/1145/regulamento-da-18-edicao-do-torneio-leiteiro
Do que já está acertado, destaque para um curso sobre derivados de mandioca, ministrado pela EMPAER, destinado a 15 mulheres, com inscrições também na Secretaria. No sábado de Torneio não acontecerá o tradicional Bailão. Mas, haverá o anuncio dos vencedores de um Concurso de Queijo, previsto em duas categorias: crú e cozido, com premiação para os três primeiros lugares. O SENAR, outro parceiro do Torneio, realizará algumas oficinas direcionadas para interesses da classe produtora.
Quanto aos cobiçados prêmios das melhores ordenhas, Nicoli destaca que ainda não estão definidos. De certo é que não haverá sorteio e serão contemplados os 10 primeiros lugares. Em tempo: a maior festa anual dos produtores rurais de Castanheira vai se estender do dia 02 a 05 de junho. No mesmo local, ou seja, o Parque de Exposições, na saída para Juína ou na entrada da cidade. As expectativas, segundo Nicoli, são as melhores. Que assim seja!