Canção "Homenagem a Castanheira" foi cantada por décadas em eventos cívicos e vista como Hino da cidade.
Um novo projeto do Site Castanheira News pode, paralelamente, trabalhar uma versão moderna de uma música que marcou a história do município, de autoria do saudoso Joaquim Rodrigues da Cruz, que esteve em Castanheira de 1980 a 2005, ou seja, desde antes de sua emancipação, que aconteceu em 1988.
O projeto “Castanheira: Músicas que contam histórias”, vai dedicar um bom espaço para falar da canção, citada por muito tempo como o Hino de Castanheira e cantada por muitos anos em seus eventos cívicos.
Com essa inclusão, os envolvidos na iniciativa resolveram resgatar a canção e providenciar uma gravação com novos arranjos. O problema, de momento, está sendo conseguir uma cópia da música, que circulou entre muitos no passado. Os que puderem ajudar devem contatar telefone/whatsApp (66) 99907 3471.
Além da cópia da música, outra busca é por algum voluntário ou voluntária que participe de algumas cenas do documentário. Numa delas, referindo-se à canção. Noutra, cantando um pequeno trecho.
Parte da história de “Seo” Joaquim já foi contada no texto “Seo” Joaquim: os fragmentos de uma bela história em Castanheira”, neste Site, em 3 de fevereiro de 2020. Ele nasceu em Barra dos Jardins, no Ceará, no dia 12 de dezembro de 1936. Coincidentemente morreu em 12 de dezembro de 2008, em Curitiba, para onde tinha ido em busca de um instrumento musical.
Em Castanheira, deixou marcas na cultura, pois além de ensinar música, regeu um coral e desenvolveu diversos projetos do setor. A canção que pode ser gravada com nova roupagem você confere a seguir. Quem tiver cópia da música, faça contato. Pelo telefone já indicado
Homenagem a Castanheira
Levantamos as nossas vozes
E todos nossos anseios
Glorificando e vibrando
"Viva nossa Castanheira!"
Este povo que trabalha
Com muita garra e orgulho
Leva a riqueza e o progresso
Ao caminho do futuro
Ó dádiva do noroeste
Princesa da região
Parabéns pelo seu dia
Nosso glorioso rincão
Castanheira, Castanheira
Eu jamais te esquecerei
Confiamos em teu futuro
Aqui sentimos seguros
Com grande satisfação
Por sermos desbravadores
Desta bela região
Castanheira tem seu nome
Tirado da natureza
Foi fruto que Deus criou
E para todos deixou
Esta imensa riqueza
Riqueza que engrandeceu
Este nosso noroeste "a nossa região"
Há uma força que existe
Nesta terra fagueira
É a nova aurora que surge
Com o nome de Castanheira
De tudo desde o início
Lembraremos a vida inteira
Vamos homenagear e todos juntos cantar
"Parabéns a Castanheira!".