Projeto mostra Castanheira antes de ser Castanheira até os dias atuais.
Tudo pronto. Cenários filmados. Narrativas gravadas. Parceiros quase 100% definidos. Assim, na próxima quinta-feira, 25, no espaço de convivência da IPC (Nova Canaã), a partir das 19h30, será lançado o documentário “Castanheira Vista de Cima”.
O projeto, deste Site, com apoio de vários parceiros, alguns a serem confirmados nas próximas horas, começa com a narrativa da história de Castanheira, antes do município existir, até os dias de hoje, destacando aspectos como economia, potencialidades, turismo, religiosidade, entre outros.
Entre as singularizações estão a Nova Conquista, Lambarí e Novo Horizonte, como referências rurais algumas fazendas com características especiais, como a produção de carne de qualidade e genética de peso, os pontos mais conhecidos da cidade, como suas escolas, igrejas e órgãos públicos e um destaque especial a referências turísticas, como as pedras do Arrival e da família Zonta, com seus entornos ricos em beleza natural.
No início, a produção destaca o tempo em que Castanheira nem existia, quando aviões cortavam os céus na direção de Aripuanã, única referência na chamada Amazônia mato-grossense. Antes de chegar aos dias atuais, lembra a chegada dos pioneiros, pelas trilhas da balsa de Elizeu Rezzieri e da rodovia AR-1, concebida com fins de colonização.
Com filmagens de Ailton Arvani, edição e produção de Vivaldo S. Melo e narração de Edgard Martins, este de Bauru, São Paulo, que empresta sua voz a vários projetos conhecidos nacionalmente, é um presente do Castanheira News ao município, que completa em 04 de julho 35 anos de emancipação.