Clássico musical retrata cenários da guerra, numa experiência traumática entre amigos.
Grande parte dos sucessos musicais, alguns com números impressionantes nos tempos atuais, são passageiros. Raros são eternizados. O Castanheira News resgata um desses, num videoclipe oportuno a propósito da guerra em curso na Ucrânia, que tem produzido as mais diferentes reflexões sobre o tema.
Ancorada em expressões como “somos tolos de guerrear” e em trechos poéticos profundos para os que defendem o pacifismo como “há tantos mundos diferentes / tantos sóis diferentes / nós temos apenas um mundo / mas vivemos em mundos distintos” a canção “Brothers in Arms”, gravada originalmente pela banda britânica Dire Straits é oportuníssima para qualquer reflexão séria sobre o tema da guerra.
A filosofia do grupo ganhou adeptos no mundo inteiro: “Se deixássemos os outros em paz, o mundo seria um lugar melhor”. Seu apogeu deu-se exatamente em 1985, com esse sucesso em escala planetária, que inspirou famosa série televisiva na Warner, também responsável pela produção musical. Neste trabalho do Castanheira News selecionamos a interpretação inesquecível de Joan Bazes, cantora norte americana que consagrou-se com o gênero folk.
Para facilitar a compreensão da mensagem, o Site Castanheira News selecionou imagens relacionadas ao tema e providenciou a tradução, deixando em evidencia a raridade da criação. O conteúdo reflete a opinião do editor do Site castanheirense, que fechou a produção com duas citações que entraram para a história: “Ninguém ganhou a última guerra, nem ganhará a próxima” (Eleonor Roosevelt) e “Jamais existiu uma boa guerra e uma paz má” (Benjamin Franklin). É isto! Se gostar, divulgue a produção, que pode ser conferida no youtube.