O Estado de Mato Grosso tem avançado no olhar sobre a primeira infância. Essa a conclusão do recente Encontro Estadual de Boas Práticas para a Primeira Infância, que aconteceu em Cuiabá, nos dias 28 e 29 de agosto, com participação de representantes de 41 municípios, entre eles Castanheira.
Elizete Teófilo e Neusa Maria T. Graeff, integrantes da Secretaria de Assistência Social do município, consideraram a capacitação, inserida no Encontro, que reuniu mais de 200 pessoas entre gestores do Social, coordenadores, supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz, do governo federal, de grande relevância para as ações que são necessárias para o segmento.
Durante o evento, o município recebeu um certificado de excelência pelo trabalho realizado no acompanhamento às famílias que participam do programa, incluindo gestantes e crianças de 0 a 6 anos, público alvo do programa Criança Feliz, que tem Cleudineia Hubner como supervisora e Bianca Santos como supervisora.
Uma das participantes, a Secretária Adjunta de Assistência Social do órgão promotor (Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, SETASC), Leicy Vitório, destacou que o objetivo do Encontro de capacitação foi discutir a primeira infância no SUAS, compartilhando boas práticas e experiências de municípios que já desenvolvem ações nesse sentido. “É preciso avançar na discussão, no amadurecimento e na efetivação de ações que possam fomentar boas práticas para a primeira infância”, enfatizou.
Segundo Leicy, o programa Criança Feliz tem impulsionado o olhar para a primeira infância. “A primeira infância precisa ser entendida, olhada e cuidada por todos os serviços, por todas as ações que a assistência social desenvolve”, declarou.
Por Castanheira, Elisete e Neuza expressam gratidão pela oportunidade a elas concedida de representar o município e pelas conquistas que o trabalho desenvolvido localmente tem alcançado
Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal que visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa atende gestantes, crianças de 0 a 36 meses e suas famílias inseridas no Cadastro Único, crianças de 37 meses a 6 anos e suas famílias beneficiárias do BPC1; e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em Mato Grosso, a Setasc é coordenadora do programa e responsável por capacitar os municípios para realizarem as visitas domiciliares, que têm a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.