Saiu na manhã deste sábado, 20, o mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Pelos números, apurados na sexta, levando-se em conta os dados do Boletim da última quinta-feira, 18, nas vinte quatro horas entre os dois dias houve um acréscimo de cinco casos da Covid 19 no município.
Os demais índices apontam para a tendência de avanço contínuo do vírus nas últimas semanas desde o início do ano, salvo alguns recuos mínimos em poucos intervalos.
Na confrontação dos documentos, os casos confirmados eram 318, na quinta, passando a 323 na sexta, os casos ativos foram de 30 para 35, em monitoramento de 25 para 28 e 10 casos suspeitos aguardam resultado (eram 08 na quinta).
Desde o início da pandemia 763 casos suspeitos foram investigados pela Secretaria Municipal de Saúde. Destes, 323 foram confirmados. Os casos de cura somam 277 no município e os óbitos foram 11.
Cuidados
Considerando o momento crítico da saúde no Estado, com a falta de UTI’s na maioria dos hospitais e a possibilidade do governador Mauro Mendes adotar como medida a junção de alguns feriados, a partir da próxima semana, na tentativa de frear o avanço da COVID 19, autoridades locais chamam a atenção para a importância dos cidadãos castanheirenses levarem a sério as medidas indicadas nos decretos que definem regras de comportamento no dia a dia, em especialmente em ambientes como mercados, espaços de degustação e de ajuntamentos humanos.
“A luta hoje é para evitar um lockindow, pelos reflexos ainda maiores em nossa economia, mas para isto a participação da população, fazendo a sua parte, entendendo que o momento é sofrível, é de fundamental importância”, destaca uma autoridade local ouvida pelo Castanheira News.