Como em todo país, vacinação de grávidas contra a Covid é suspensa em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Diante de eventos adversos em relação a mulheres grávidas com vacina da AstraZeneca, vacinação para este grupo é suspensa.
Teve início nesta terça-feira, 11, no PSF Rural, em Castanheira, a Fase 1 da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid 19, direcionada à pessoas com comorbidades. No caso das gestantes e puérperas, contudo, a vacinação foi suspensa.

A decisão, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ivania Tigre, segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomendou a decisão em todo o país no caso específico de gestantes.

A suspensão tem relação com resultado de monitoramento, que acusou eventos adversos em relação a AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. "Vamos aguardar o desenrolar disto, e o posicionamento do Ministério da Saúde, pois nem AstraZeneca e nem Coronavac incluíram gestantes nos estudos iniciais sobre a vacina", observa Ivania. 

O órgão já tinha enviado ofício, semana passada, ao Ministério da Saúde para que a pasta reveja a decisão de liberar a vacinação contra a Covid 19 para grávidas. O Ministério, por seu turno, informou que está analisando o pedido.

Para os demais grupos, a imunização continua em curso em Castanheira. São eles aqueles formados por pessoas com síndrome de down e pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), com idade de 18 a 59 anos.

Também estão sendo vacinadas pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos. 

Ivania destaque que caso de comorbidades é necessário atestado médico comprovatório. O atendimento começa a partir das 09 horas, no PSF Rural, que fica nas imediações do Estádio Municipal. 

Assentamento

A vacinação contra a Covid 19 também terá mais uma etapa na região do Vale do Seringal nesta quarta-feira, 12. 

Das 08h30 às 11h a imunização acontece no 4º Assentamento, no PSF. Das 13h às 15h uma equipe estará vacinando no 3º Assentamento, na Comunidade Nova Conquista, no PSF. Nos dois casos serão atendidas pessoas que tenham acima dos 60 anos.