Chuvas fazem estragos em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Mesmo com muitos avanços na infraestrutura rural, Castanheira voltou a conviver com estragos feitos pelas fortes chuvas.
As chuvas torrenciais que caíram na tarde desta sexta-feira, 03, em Castanheira, fizeram grandes estragos em alguns pontos de estradas vicinais.

Em uma das imagens de vídeos, que circula nas redes sociais, não fosse uma narrativa sobre o perigo de uma pequena faixa de terra sobre uma dessas vias, tendo abaixo um vão, circular,  a ideia poderia ser de um túnel natural, com águas cristalinas.

Entre os locais prejudicados com o volume das águas, um dos pontos fica na vicinal chamada por alguns de estrada do “Kubistchek” ou "linha do Aeroporto", onde existem outros trechos, por onde passam pequenos córregos, com sinais de erosão que podem indicar perigos futuros. 

Na linha João Paulo, principal via de acesso aos quatro assentamentos do Vale do Seringal, há pouco mais de três quilômetros do perímetro urbano de Castanheira, no local conhecido como “Pedro Miséria”, onde a ponte foi substituída por um bueiro tubular, o aterro cedeu, inviabilizando o trânsito de veículos.

Neste sábado está programado o Dia de Campo na Comunidade Sacolinha, no 4º Assentamento. O trajeto recomendado por aqueles que pretendem participar do evento é através da MT 170, sentido Juruena.

Desafio

Com 1500 quilômetros de estradas vicinais entrecortados por centenas de córregos, riachos e rios, o município de Castanheira tem grandes problemas na infraestrutura rural. As duas administrações anteriores e a atual definiram estratégias importantes para enfrentá-los, com atuação em várias frentes.

"Uma das primeiras medidas foi reforçar o nosso setor de máquinas, hoje um dos mais completos da região noroeste do Estado", destaca uma fonte da Secretaria Municipal de Obras, lembrando que várias pontes já foram construídas, outras substituídas, morros quebrados, curvas eliminadas em pontos estratégicos, entre outras obras.

"A natureza, contudo, tem sua força, e até que avancemos neste projeto, em muitos momentos enfrentaremos dificuldades, como nesta tarde", disse, acrescentando: "mas estamos empenhados em atender a demanda", conclui, lembrando o êxito na construção das pontes sobre os Rios 7, na Rodovia Fontanillas, e sobre o Rio Vermelho, no 2º Assentamento, no Vale do Seringal como exemplos positivos.