O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o forte bloqueio atmosférico, que impede o avanço das chuvas para boa parte do país, começa a perder força e as condições de chuvas poderão avançar nos próximos dias, ainda de maneira pontual, na região noroeste de MT.
A previsão para o período de 14 a 30 de setembro em Castanheira é de chuvas fracas e isoladas. Chuvas mais significativas mesmo só no mês de o outubro.
Como as previsões humanas, mesmo que amparadas em instrumentos confiáveis, podem falhar, a grande torcida do momento é que a chuva finalmente volte de forma mais distribuída. Em alguns pontos do município a chuva já caiu, embora de forma não significativa.
Segundo os serviços de meteorologia, já na noite deste sábado, 19, pode chover em pontos isolados do município. A umidade relativa do ar continuará baixa, situando-se em 20%.
A partir da tarde deste domingo, contudo, até a próxima quarta feira, o Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prevê um período mais longo de chuvas isoladas. Serão dias marcados por muitas nuvens e com a umidade relativa do ar subindo um pouco, mantendo-se na média de 30%.
As temperaturas continuarão altas, ficando em média entre a mínima de 26 e a máxima de 39 graus.
As temperaturas continuarão altas, ficando em média entre a mínima de 26 e a máxima de 39 graus.