Dois grupos humanitários com ações permanentes direcionadas para o próximo tem se destacado nos últimos anos em Castanheira. Coincidentemente têm foco na luta contra o câncer. Trata-se do Direito de Viver, que trabalha em prol da Rede Hospital de Amor, cuja maior referência está em Barretos, no interior de São Paulo, e do que atua em prol do Hospital do Câncer de Mato Grosso. A maior mobilização de ambos acontece em leilões de gado. Neste sábado, 19, porém, o primeiro realizou a primeira edição de uma caminhada que tem acontecido em vários pontos do país.
Com saída em frente ao Auto Posto Avenida, na 04 de Julho, e chegada no Centro de Convivência Santo Antônio, na Av. Castanheira, o “Passos que Salvam”, edição Castanheira, chamou a atenção dos castanheirenses que costumam acordar cedo.
Por volta das 06h30, um misto de voluntários, uniformizados com uma camiseta personalizada, fizeram uma mobilização literalmente marcada pelo espírito de solidariedade, chamando a atenção para a luta do Hospital do Amor em prol da cura do câncer infanto-juvenil.
Segundo a instituição, referência na América Latina na luta contra o câncer, de forma gratuita, num projeto que envolve os mais diferentes grupos sociais, 70% das crianças com câncer podem ser curadas quando o diagnóstico é precoce. O grande problema é que crianças e adolescentes muitas vezes chegam aos centros especializados do tratamento com a doença em estágio avançado.
A iniciativa da mobilização, marcada por uma caminhada, objetiva atacar a desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e até mesmo a desinformação dos órgãos de saúde. "Precisamos enfrentar esses tabus", destaca um participante.
O grupo “Direito de Viver” de Castanheira é presidido por Neuza Graeff, com Sandra Teles na coordenação dos projetos, José Duarte, o Zé da Bota, atuando na tesouraria e Noemi Batista na Secretaria, tendo um grande número de voluntários, de diversos segmentos da sociedade.
Segundo Noemi, no ano de 2021 o Hospital do Amor de Barretos cuidou de 24 pacientes e realizou 185 atendimentos entre consultas e exames relacionados aos castanheirenses.
A agenda de realizações em 2022 ainda não fechou. No próximo dia 04 de dezembro, no Salão de Eventos Santo Antônio, haverá um almoço, seguido de leilão de prendas e bingo. Também serão vendidas marmitas para os interessados em contribuir com essa que é uma das mais nobres causas nos dias atuais, considerando que o câncer detém o segundo maior índice de mortes no mundo.
Fotos: Site Legião Vip
Fotos: Site Legião Vip