Castanheira: A toca dos cachorrinhos

RESUMO DA NOTÍCIA

Casal localiza e cuida de filhotes de cães em toca nas proximidades do Aeroporto.
Alguns cachorros chamados de “sem donos” tem usado a vegetação da lateral do Aeroporto de Castanheira para fazer suas tocas, onde provavelmente vivem. No último sábado, 09, ao passar pelo local, em caminhada, com o esposo, a professora Rosenir Monteiro Melo, Secretária de Educação do município percebeu uma movimentação estranha em uma delas.

Quando subiram o barranco de acesso, foram surpreendidos como o som de filhotes, chorando. Como o local é de difícil acesso, e temendo algum animal peçonhento, Rosenir e Vivaldo, voltaram e deixaram água e ração, não sem antes verem uma cena inusitada: a mãe dos filhotes apareceu  e aparentemente deixou cair uma lágrima. Como cada um faz leituras diferenciadas de algumas situações, o casal interpretou como sendo uma forma de gratidão.

Ainda no sábado, ao voltarem, conseguiram acesso a um primeiro filhote, branco, com pintas pretas. No dia seguinte, um segundo estava fora da toca, de cor marrom, clara. Movida pela curiosidade, Rosenir, com o apoio do esposo, que abriu parte da vegetação com uma ferramenta, pode ver que são quatro filhotes. Além dos dois já citados, o terceiro é completamente branco e o quarto completamente preto. A cadela-mãe, carinhosa, e sem qualquer reação hostil, dava de mamar no momento.

“Vamos continuar fazendo a nossa parte, levando água e ração no local; como já temos três cães, fazemos um apelo para os que desejarem criar os filhotes, no tempo adequado”, diz Rosenir, observando que até lá se comprometem a cuidar dos animais, com o mesmo carinho que direcionam ao Zé, Piscuíla e Apolo. Os telefones/WhatsApp para contato são (66) 99907 3353 ou 99907 3471.