Castanheira: Caminhão betoneira chega para somar nos desafios da infraestrutura

RESUMO DA NOTÍCIA

Atualizar um setor estagnado ao longo de décadas - o de máquinas - tem sido um desafio enfrentado pelas duas últimas gestões municipais. Caminhão betoneira chega para reforçá-lo.
Especialistas do mundo inteiro alertam para um sério problema embiental: as chuvas intensas e rápidas serão cada vez mais frequentes no planeta terra. Logo, gestor que se preze, precisa olhar lá frente, enquanto lida com os estragos que elas já fazem no tempo presente, causando grandes transtornos. No caso de Castanheira, especialmente na zona rural.

Neste cenário, a aquisição de um caminhão betoneira, semi-novo, no valor de R$ 300 mil reais, com recursos próprios, já disponível no setor de máquinas, nos altos do Bairro Noga, parece não ter relação nenhuma. Mas, tem. Nos nove últimos anos, depois de encontrar este setor em estado precário, as duas gestões anteriores e a atual tem investido em preparar o município para as demandas mais sofríveis de setores como o viário.

Com este reforço, o prefeito Jackson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, pretende dar celeridade ao projeto de substituição de pontes de madeiras por estruturas de concreto, uma vez que o veículo, entre outros recursos, facilita o transporte de concreto até uma obra, além de misturar e homogeneizar os materiais utilizados. 

“Não é fácil diminuir o impacto de alguns problemas das estradas vicinais, pois temos centenas de pontes com material defasado em mais de 1500 quilômetros de estradas vicinais e, ao mesmo tempo, estações chuvosas cada vez mais intensas”, destaca Juninho, lembrando que só no ano de 2021 mais de 40 estruturas foram substituídas com material concretado. 

Quem acompanha o cotidiano da cidade, além de estar ciente deste projeto, que tenta compensar anos e anos de quase nenhum avanço, também já percebeu que a administração está desenvolvendo um grande projeto de calçamento, que já contemplou o entorno de todos os prédios públicos. Até agora o manuseio do material foi de forma rudimentar. A partir de agora será “no saculejo” da grande betoneira acoplada ao veículo Mercedes Bens.