Evento acontece em maio e pretende superar sucesso de 2023.
Todo ano, quando “baixam as águas”, segundo linguajar popular, em Castanheira, no noroeste de Mato Grosso, os olhares dos que labutam na terra se voltam para a Secretaria Municipal de Agricultura, na expectativa das primeiras informações sobre o maior evento do setor, no município, o Torneio Leiteiro.
A equipe de Paulo Horodenski já liberou a primeira. O evento, em sua 20ª edição, vai acontecer de 23 a 26 de maio, no Parque de Exposições da cidade, e um dos objetivos é superar o sucesso da edição de 2023, avaliada como uma das melhores, especialmente quando o parâmetro é movimento.
O evento é tão significativo em Castanheira, que dificilmente quem mora no município não saiba contar um pouco de sua história, especialmente os inícios, com origem mais remota na iniciativa de um Lacticínio, o Farfalla, à época pertencente ao Sr. Berteli, mais tarde referenciado como Lacticínios Princesa Alessandra. “Foram cinco edições neste formato”, Lembra Olivia Rios, da equipe gestora na atualidade.
De lá para cá – estamos falando do ano de 1995 – muitas histórias. Uma delas lembra a lei 374, de 2001, que instituiu a Semana Municipal dos Produtores de Leite do município de Castanheira, resgatando o evento, interrompido com a venda do Lacticínio Farfalla. Desde então o órgão gestor passou a ser a Secretaria Municipal de Agricultura.
Histórico elaborado pela Secretaria destaca que em alguns anos o Torneio deixou de ser realizado, entre eles uma edição nas gestões dos ex prefeitos Genes Rios, Mabel de Fátima Milanezi Almici e do prefeito atual, Jackson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, neste caso em razão da pandemia da Covid 19. De todas as edições os produtores com maiores participações foram Alécio Gonçalves Rios, Amilton Sant’Anna e Adones Murcio Procópio.