"Amo fotografar!", diz Agda Lopes

RESUMO DA NOTÍCIA

Jovem castanheirense sinaliza fotografia como sua opção de futuro.
Ela sabe que a realização de alguns sonhos, num mercado competitivo e ainda mais quando se vive no interior, inclui “uma longa jornada”. Os parênteses na expressão, se devem ao nome que ela dá a seu filme predileto, aquele que fica no topo da agenda dos gostos pessoais.

Estamos falando da luta da jovem Agda Lopes Silva, que trancou a faculdade de Administração, para focar em algo que desde os 15 anos mexe com sua alma: a fotografia. Nas redes sociais, alguns de seus trabalhos tem sido visto com bastante frequência, como registros recentes do Torneio Leiteiro da cidade e o Concurso Miss.

Mas, seu gosto maior mesmo é por ensaios femininos. Entre as produções neste segmento, gosta de citar o dia em que fez um ensaio para jovem que estava com problema de depressão. A iniciativa, com um toque humanitário, despertou em Agda o senso de ajudar as pessoas através da arte. Neste caso, foi a auto estima de alguém.

Garota de gostos simples, como o de andar a cavalo, adquirido na vivência do campo, mais especialmente no Sitio Nova União, na linha 02, onde vive com a família, projeta como cenários onde amaria eternizar momentos, através da fotografia, Chapada dos Guimarães, em seu Estado, e Gramado, no Rio Grande do Sul.

Nesta projeção de futuro não consegue mais excluir a fotografia. Para isto já lista entre as prioridades de agenda abrir o seu studio, se aperfeiçoar no aprendizado e ensinar pessoas que estejam dispostas a seguir a mesma trilha. 

E se o caminho do sucesso se consolida na satisfação em fazer o melhor e ter o reconhecimento do outro, a jovem filha de Arlete Aparecida Lopes e Agno Pereira da Silva está no caminho certo, pois destaca que uma de suas grandes alegrias tem sido ver as pessoas felizes com os resultados dos ensaios. “Amo isto!”, diz. 

Desafiada a singularizar uma prioridade na área de cultura do município que leve em conta o seu fazer, ela não hesita em reivindicar um Museu da Fotografia para Castanheira. Voltando ao filme, sabe que para tudo a jornada é longa. Mas, a motivação criada pelos desafios a estimula a seguir em frente.