Castanheira está no roteiro dos 33 municípios do Estado que vão receber 58 novos veículos e 347 equipamentos de informáticas para o fortalecimento da atividade de redução do desmatamento e fortalecimento da cadeia produtiva, da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, com recursos provenientes do Programa Reed For Movers (REM), viabilizados pelos governos da Alemanha e Reino Unido.
Segundo o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, devido ao novo coronavírus, foi feito um cronograma de entrega por regiões, com datas diferentes para evitar aglomerações. A intenção é que até o final desde mês de julho, as cinco regiões (Cuiabá, Juína, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta), estejam atuando com os novos veículos e equipamentos em seus municípios.
“Queremos dar celeridade nesse processo de entrega e fomentar a iniciativa de suma importância e de enorme impacto ambiental e social”, esclarece.
De acordo com Loffi, a Empaer vai prestar atendimento a 5.750 agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, pequenos e médios produtores. Em um período de um ano serão executados dois subprogramas do REM, um para atender 3.350 agricultores familiares nas cadeias produtivas da pecuária leiteira, fruticultura (banana e citrus), culturas perenes (cacau e café), e o outro para atender 2.400 pequenos e médios produtores que desenvolvem a atividade da pecuária de corte e na modalidade cria de bezerros.
Os técnicos da Empaer serão responsáveis pela assistência técnica contínua e a implantação de boas práticas nas cadeias produtivas.
O programa REM em Mato Grosso prevê que recursos serão repassados para estruturação e apoio as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em contrapartida ao cumprimento de metas de redução de desmatamento no Estado. Os repasses são realizados anualmente e a gerência financeira desses recursos fica a cargo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
As 22 caminhonetes são do modelo Amarock, com tração 4x4 e os 36 veículos são do modelo Ford KA. O contrato de locação é por um período de 12 meses de atividade. O Programa será estendido até 2022, podendo ser prorrogado o contrato de locação por mais um ano. Os equipamentos de informática adquiridos são computadores, impressoras, tabletes e outros.
Além de Castanheira, na região noroeste do Estado estão recebendo os benefícios Juína, Aripuanã, Colniza, Cogtriguaçu e Juruena. Os demais contemplados são Alta Floresta, Carlinda, Colider, Guarantã do Norte, Nova Bandeirante, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio do Leverger, Várzea Grande, Juara, Poxoréu , Marcelândia e Santa Helena.
Programa REM em Mato Grosso
O Programa faz parte da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) do Estado de Mato Grosso, e é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com a cooperação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil. O Programa conta também com o apoio de outras entidades e instituições.