Objetos e produtos que gerem dinheiro rápido - inclusive alimentos - tem sido alvo de meliantes em Castanheira numa temporada de furtos que preocupa a população.
Foto ilustrativa
Com a flexibilização das restrições adotadas durante a pandemia da Covid 19, ocasionando a volta das pessoas às ruas de forma mais acentuada, especialmente para o trabalho, um efeito colateral tem sido observado em Castanheira nos últimos dois meses: o aumento do caso de furtos.
Embora não hajam estatísticas, devido ao policiamento escasso na cidade, desde a saída da Policia Civil, pela decisão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de extinguir as unidades em pequenos municípios, as informações que correm de boca a boca indicam um aumento considerável dos chamados crimes de oportunidade.
Segundo informações correntes, várias residências tem sido alvo de visitas inoportunas na ausência de seus donos. Chama a atenção os tipos de objetos subtraídos, como joias e até alimentos, neste caso talvez pelo alto valor de alguns produtos. Em uma residência objetos mais valiosos como notebook nem foram tocados.
Pelo que se vê, o propósito dos meliantes é furtar coisas que gerem dinheiro rápido. Um policial, ouvido sobre o assunto, destaca que o objetivo pode ser a compra de drogas. Até uma Igreja da cidade, no Bairro Guadalupe, foi alvo de furto, tendo sido levados dinheiro e aparelhagem de som.
Furto e roubo
A diferença entre furto e roubo está no modo como cada um desses crimes contra o patrimônio são praticados. No furto, não há episódio de violência ou ameaça contra a vítima. Já o roubo consiste na ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado.
Com o aumento preocupante desta modalidade de crime no país – o Brasil é o terceiro país com mais índice de furtos e roubos a residência na América Latina – algumas medidas importantes são recomendadas pelos especialistas. A seguir registramos as mais simples.
Bater papo? Sempre dentro de casa. Evite permanecer com os portões abertos enquanto estiver conversando na rua. Deixe os portões sempre fechados.
Se puder, tenha em casa um sistema de segurança e portão automático no caso de possuir veículo.
Sua casa sempre iluminada. Casas escuras são as preferidas pelos assaltantes. Neste caso, a instalação de fotocélulas é uma maneira fácil de garantir a segurança de sua casa.
Reforce os trincos da porta e procure proteger as janelas e basculantes com grades sólidas, preferentemente instaladas no lado interno. Também não deixe cadeados e trancas para fora.
Utilize as fechaduras auxiliares nas portas que dão acesso à área externa. Essas fechaduras custam a partir de R$ 40 e garantem maior segurança.
Registre um número de telefone de emergência em seu aparelho. Ao notar qualquer ação estranha em sua casa, ligue imediatamente.
Caso a sua casa faça divisa com um terreno baldio, instale uma cerca elétrica ou alarme para inviabilizar o acesso à sua residência.
Cuidado ao chegar em casa, sempre olhando o movimento da rua. Tome muito cuidado com algumas atitudes.
Não entre em casa se desconfiou de alguma coisa. Dê a volta e ligue para alguém de casa para saber se está tudo em ordem.
Evite evidenciar sua ausência. Em frente à sua garagem possui alguma árvore? O seu quintal é exposto? Então peça para alguém varrer ou manter em ordem. Acúmulo de folhas pode ser um sinal de ausência dos donos da casa,
principalmente em época de férias e feriados.