Edson Marcos, da 1ª Igreja Batista de Castanheira, em tour nos EUA com a esposa, faz relato de boas vivências.
Uma península no Estado de Massachusetts, nos Estados unidos, conhecida por suas praias pitorescas, foi um dos destinos das férias do pastor Edson Marcos, com a esposa Nelcinda, nesta quarta-feira, 10, num roteiro com o “guia” Camilo Marcos, o filho que mora na cidade de Hyannis. Foi de lá que ele fez contato com o Castanheira News, contando as novidades.
Hyannis, é uma referência turística obrigatória para os que visitam o condado de Barnstable, no Estado de Massachusetts, sendo a maior de sete cidades, servindo como centro comercial e de transporte da região. Ali, Camilo tem vivido seus dias, realizando seus sonhos e fazendo parte de um grupo formado por dezenas de outros conterrâneos que se deslocaram para a Terra do Tio Sam em busca de oportunidades.
Quando voltar, na próxima segunda-feira, 15, para o Brasil e, por extensão, a Castanheira, o pastor, que há décadas pastoreia o rebanho batista local, terá muitas histórias pra contar. Uma delas, certamente, foi a incrível experiencia de conhecer o Memorial de 11 de Setembro e a Estátua da Liberdade.
No percurso de mais ou menos seis horas para o tour desta quarta, ele afirma ter passado por seis Estados americanos. Além do Memorial e da Estátua, já citados, esteve na praia de My Flower, na cidade de Dennis, onde, segundo ele, é possível contemplar “o por do sol” mais bonito da península (ou ilha) de Cope Cod, acessada, entre outras, pela ponte Sagamore.
Ao pedirmos um destaque entre tantas belezas, Edson Marcos revela a emoção de ir no Memorial de 11 de Setembro. “Tinha um desejo muito grande de conhecer”, diz, relatando a incrível sensação de ver, de perto, a caída de água existente no local, representando as lágrimas pelas perdas das Torres Gêmeas, e a mureta onde estão registrados os nomes de todas as vítimas.
Como pastor, mesmo em férias, não deixa de ir a Igreja, Edson e Nelcinda deslocaram-se, no final de semana, sempre guiados por Camilo, até a cidade de de Bethlehem, na Pensilvânia, onde residem alguns castanheirenses, a fim de participar de um culto na Igreja Batista Gêtsemani, uma comunidade nova, com trabalhos iniciados em janeiro último. Na cidade do filho, Hyannis, outra presença foi na Igreja Batista Brasileira, onde ele e a esposa podem ser vistos numa das fotos enviadas ao Castanheira News.
Desafiado a destacar algum detalhe que chamou sua atenção em terras americanas, Edson Marcos cita dois. Primeiro, a limpeza das cidades. “Não encontrei nenhum papel nas ruas”, cita. Outro, a segurança do trânsito. E ficamos pensando como seria bom se todos pudessem ver, de perto, essas realidades. Que as observações do querido pastor sirvam pra reflexão.